O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PARTICIPAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

JOSIANE RODRIGUES DOS SANTOS, GERCELEY PACCOLA MINETTO

Resumo


A presente pesquisa tem como finalidade evidenciar a importância das atividades lúdicas na vida e no desenvolvimento das potencialidades humanas das crianças do ensino infantil, realizado no período de fevereiro a setembro de dois mil e treze, junto a Creche e Berçário Jamile Haddad Maluf, no município de Piratininga / SP. Os resultados apontam que o lúdico proporciona condições adequadas ao desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social das crianças, no entanto, é entendido como aquele desenvolvido através de espaço físico e materiais de apoio, essa foi a maior dificuldade encontrada na operacionalização. E a contribuição do profissional de Serviço Social no âmbito educacional é que este além de mediador no processo de ensino e aprendizagem, é um facilitador da intervenção junto as crianças e famílias nas questões cotidianas. Portanto, através do lúdico podem-se ter condições adequadas de interação entre alunos, professores e pais, sejam com encaminhamentos, orientações, informações, projetos de cunho educativo que possam promover a cidadania, ações e projetos voltados para as crianças e famílias.

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