A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE DIREITOS SOCIAIS
Resumo
O presente estudo descreve a relevância da música como instrumento de educação, inclusão e lazer para crianças e adolescentes. O objeto proposto foi o processo de desenvolvimento das crianças e adolescentes inseridos no Instituto CITE (Centro de Interação Social), localizado na cidade de Bauru (SP), num universo de 86 sujeitos participantes do coral da entidade, dos quais foi pesquisada uma amostra de 20% deste total. A pesquisa empírica ocorreu no período de maio a outubro de 2008 e os instrumentais utilizados foram: a observação e o depoimento pessoal, tendo como tipologia de estudo uma abordagem qualitativa com o nível de pesquisa exploratória e descritiva. Posteriormente, realizou-se a análise de dados. Comprovou-se a hipótese levantada e os objetivos traçados, pois a música é, de fato, um instrumento efetivador de direitos que permite acessar e garantir a educação, a inclusão e o lazer. Desse modo, concluiu-se que a temática abordada é relevante para o meio social, uma vez que o trabalho do assistente social frente a projetos voltados à área sociocultural favorece, em diversas dimensões, a transformação dos cidadãos.
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