RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: MARKETING OU CIDADANIA?
Resumo
O estudo apresentado tem como tema a “Responsabilidade Social Empresarial: marketing ou
cidadania?”. A escolha do tema partiu da necessidade em estudar como se dá a gestão de
responsabilidade social no ambiente das empresas, seu papel social, suas vantagens,
identificando a participação do profissional de Serviço Social. Trata-se de um estudo de
natureza quanti-qualitativo que utilizou como instrumento de coleta de dados o questionário. O
universo foi composto por três gestores responsáveis pelas ações e práticas de responsabilidade
social existentes nas empresas de grande porte localizadas nos municípios de Bauru e Mineiros
do Tietê. A hipótese de trabalho foi confirmada uma vez que as ações e práticas de
responsabilidade social empresarial vem sendo focadas não somente no acesso à cidadania, mas
também no marketing social, não alcançando o objetivo da Responsabilidade Social, em sua
totalidade já que os novos conceitos dessa temática, englobam ações que visam o
comprometimento permanente das empresas em adotar uma conduta ética, melhorando a
qualidade de vida dos seus funcionários, de suas famílias e da sociedade em geral. Contudo o
Assistente Social por ter formação critica, generalista e ética, é capaz de desenvolver
programas e projetos de Responsabilidade Social, garantindo o acesso à cidadania e aos direitos
sociais, por ser estes os objetivos maior da profissão de Serviço Social.
cidadania?”. A escolha do tema partiu da necessidade em estudar como se dá a gestão de
responsabilidade social no ambiente das empresas, seu papel social, suas vantagens,
identificando a participação do profissional de Serviço Social. Trata-se de um estudo de
natureza quanti-qualitativo que utilizou como instrumento de coleta de dados o questionário. O
universo foi composto por três gestores responsáveis pelas ações e práticas de responsabilidade
social existentes nas empresas de grande porte localizadas nos municípios de Bauru e Mineiros
do Tietê. A hipótese de trabalho foi confirmada uma vez que as ações e práticas de
responsabilidade social empresarial vem sendo focadas não somente no acesso à cidadania, mas
também no marketing social, não alcançando o objetivo da Responsabilidade Social, em sua
totalidade já que os novos conceitos dessa temática, englobam ações que visam o
comprometimento permanente das empresas em adotar uma conduta ética, melhorando a
qualidade de vida dos seus funcionários, de suas famílias e da sociedade em geral. Contudo o
Assistente Social por ter formação critica, generalista e ética, é capaz de desenvolver
programas e projetos de Responsabilidade Social, garantindo o acesso à cidadania e aos direitos
sociais, por ser estes os objetivos maior da profissão de Serviço Social.
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