A REINSERÇÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM CÂNCER E A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL FRENTE A ESTA REALIDADE
Resumo
O presente estudo teve como objetivo conhecer os aspectos fundamentais do processo
de reinserção escolar das crianças com câncer e qual o papel do assistente social nesta
realidade. O estudo foi exploratório e descritivo com abordagem quanti-qualitativa,
cujo instrumental utilizado foi a aplicação de um formulário entre os
familiares/acompanhantes e questionário semi-estruturado, contendo perguntas abertas
e fechadas entre os professores. O universo deste estudo constituiu-se de
familiares/acompanhantes de 75 pacientes em tratamento oncológico na Pediatria do
Hospital Amaral Carvalho em idade escolar entre 06 a 12 anos e seus respectivos
professores. Na opinião dos pais, atualmente, um alto índice de
familiares/acompanhantes revelaram que as crianças convivem bem com os demais
alunos, sem dificuldades de interação e aceitação pelos colegas de classe. A dificuldade
de aprendizagem, não foi constatada resultado da estimulação durante o tratamento
oferecido na Classe Hospitalar do HAC. As escolas não apresentaram
barreiras/dificuldades para receber o aluno, facilitando/viabilizando sua inserção e
ratificando a importância da parceria entre hospital/escola. Os professores ressaltaram
o valor e interesse em uma ação integrada da Saúde e Educação para uma reinserção
da criança na Escola, com qualidade. A responsabilidade por essa parceria seria da
equipe de profissionais do HAC, com destaque para o Assistente Social. Os
depoimentos revelaram o assistente social do HAC como o profissional que preenche os
requisitos em termos de articulação com a escola e hospital, e o conhecimento sobre a
rede/organizações.
de reinserção escolar das crianças com câncer e qual o papel do assistente social nesta
realidade. O estudo foi exploratório e descritivo com abordagem quanti-qualitativa,
cujo instrumental utilizado foi a aplicação de um formulário entre os
familiares/acompanhantes e questionário semi-estruturado, contendo perguntas abertas
e fechadas entre os professores. O universo deste estudo constituiu-se de
familiares/acompanhantes de 75 pacientes em tratamento oncológico na Pediatria do
Hospital Amaral Carvalho em idade escolar entre 06 a 12 anos e seus respectivos
professores. Na opinião dos pais, atualmente, um alto índice de
familiares/acompanhantes revelaram que as crianças convivem bem com os demais
alunos, sem dificuldades de interação e aceitação pelos colegas de classe. A dificuldade
de aprendizagem, não foi constatada resultado da estimulação durante o tratamento
oferecido na Classe Hospitalar do HAC. As escolas não apresentaram
barreiras/dificuldades para receber o aluno, facilitando/viabilizando sua inserção e
ratificando a importância da parceria entre hospital/escola. Os professores ressaltaram
o valor e interesse em uma ação integrada da Saúde e Educação para uma reinserção
da criança na Escola, com qualidade. A responsabilidade por essa parceria seria da
equipe de profissionais do HAC, com destaque para o Assistente Social. Os
depoimentos revelaram o assistente social do HAC como o profissional que preenche os
requisitos em termos de articulação com a escola e hospital, e o conhecimento sobre a
rede/organizações.
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