SERVIÇO SOCIAL E QUALIDADE DE VIDA NA ÁREA ORGANIZACIONAL

CIBELLE HILSDORF ESTEVAM, GISLAINE FERREIRA BARBOSA DE MEDEIROS, MARIA DVANIL D´AVILA CALOBRIZZI

Resumo


O presente estudo tem como objetivo geral desvendar as ações do assistente social na
efetivação da qualidade de vida junto aos colaboradores/funcionários das empresas. O estudo
foi no período de fevereiro a novembro de 2008, de caráter exploratório, com amostragem
probabilística intencional, utilizando–se do método quali/quantitativo. O universo foi
compreendido pelo número de colaboradores/funcionários, sendo 100 sujeitos da empresa
Nelson Paschoaloto e 47 sujeitos da empresa Chocodan. A amostragem foi de 15% na
empresa Nelson Paschoaloto e de 9% na empresa Chocodan, totalizando 19 sujeitos válidos.
A técnica de coleta de dados deu-se através da entrevista semi-estruturada, com perguntas
abertas e fechadas, utilizando-se do questionário. Verificou-se que a qualidade de vida é
importante no ambiente de trabalho e que sua efetivação, através de ações do assistente social,
possibilita o equilíbrio entre o físico, social, emocional e mental do colaborador/funcionário,
possibilitando um melhor desempenho profissional.

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