HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR

ALTINA FRANCO DE MENDONÇA DAL´EVEDOVE, ARIANE FLORENTINO MOTA, SILVANA APARECIDA MAZIERO CUSTÓDIO

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo geral avaliar e conhecer os programas de humanização da assistência á saúde no setor privado pelo olhar do usuário. O estudo foi exploratório e descritivo com abordagem quanti-qualitativa. O instrumental utilizado foi o formulário com perguntas abertas e fechadas, com 05 eixos norteadores: a concepção de humanização na ótica do usuário do HUB, o acesso aos direitos dos usuários na saúde, os pontos críticos no atendimento, o envolvimento do serviço social no desenvolvimento das ações humanizadas e as ações humanizadas no setor privado. Conforme os resultados da pesquisa, sobre a concepção dos usuários sobre humanização hospitalar foram observados como um atendimento diferenciado, seguido da atenção e respeito. A totalidade dos usuários consideram humanizado os serviços do Hospital Unimed de Bauru. Quanto à  garantia da qualidade dos serviços prestados, os profissionais identificaram-se frente aos usuários, o atendimento foi considerado sem privilégio e sem preconceito, houve prontidão no atendimento e os usuários estão satisfeitos quanto á confiança/segurança. As solicitações junto ao Serviço Social foram atendidas, para garantia dos direitos dos usuários. Conclui-se que a o HUB foi caracterizado por ações de humanização, favorecidas pelo contexto institucional, também visto como um espaço humanizado, pela maioria. No entanto, apesar dos esforços em satisfazer os seus usuários, algumas respostas revelaram a necessidade do aprimoramento e ampliação das ações humanizadas, responsabilidade essa a ser assumida por todos os profissionais da equipe.

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