A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA DIANTE DA VIOLÉNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇA E O ADOLESCENTE

LYRGÊNIA APARECIDA ANTONIO ALVES, MARIA DVANIL D’ÁVILA CALOBRIZI

Resumo


Este estudo tem como objetivo geral, identificar a contribuição da escola diante da violência doméstica contra a criança e o adolescente, e como se dá o encaminhamento no âmbito escolar. Elaborou-se uma pesquisa qualitativa censitária, na qual 22 profissionais da educação de 11 EMEFs (Escolas Municipais de ensino fundamental de Bauru) responderam a um questionário com perguntas abertas. O universo contou também com 4 assistentes sociais do CIAVI que responderam a um formulário com perguntas abertas. Levantou-se uma hipótese a qual se buscou uma confirmação. Os resultados indicaram que a hipótese foi confirmada parcialmente, pois estes profissionais têm conhecimento do que é violência doméstica, conseguem identificar várias situações e características de maus-tratos domésticos, mas não são capazes de solucionar adequadamente estes casos. Alguns procedimentos por eles adotados podem colocar em risco a integridade das vítimas. A temática da violência doméstica é tratada com receio no ambiente escolar e os profissionais se mostram despreparados para abordar esta questão, por falta de conhecimento.

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